Chá das Cinco,  Segunda Chávena

Tânia Graça, @taniiagraca

Libertar mulheres e vulvas através do prazer e da sexualidade, a lição mais importante desta conversa é que “uma mulher que é dona do seu corpo e do seu prazer é dona da sua vida”.

“E como é que nos tornamos donas do nosso corpo e do nosso prazer, Tânia” – perguntei eu.

1 – AMAR O CORPO (quem é que quer dar prazer a um corpo de que não gosta?!)

2 – CONHECER O CORPO (olhar e tocar, sem tabus)

3 – TRABALHAR O MERECER (acreditar, com força!, que temos direito ao prazer)

4 – ENCHER O NOSSO COPO (o “outro” vem fazê-lo transbordar)

A conversa foi rica (e a participação do pública enriquecedor) e deu para constatar que “normal” e “saudável” não são sinónimos – nem na sexualidade nem em coisa nenhuma.

E numa relação loooonga – como na que tenho há 8 anos com o @martimvidigal? TRANSGRESSÃO. Não, não é sinónimos de trair e a Tânia deixa ideias:

1 – MUDAR DE CENÁRIO (tipo, rapidinho no carro num sítio público).

2 – ENCARNAR PERSONAGENS (um é trabalhador do sexo e outro é cliente, por exemplo).

3 – ESTABELECER REGRAS PARA AS TRANSGREDIR (decidir que “para a semana não podemos tocar-nos” e ver quanto vos apetece tocarem-se).

Nós [mulheres] somos muito educadas para servir, para agradar e muito pouco a reivindicar os nossos direitos, nomeadamente o direito ao prazer. E muitas vezes vamos para as relações sexuais – e aquilo falo mais de relações heterossexuais – (…) com a mentalidade de agradar o outro e é preciso termos esta consciência de que “não, eu mereço ter prazer, também! Eu não estou aqui só para dar, estou aqui também para receber e para eu própria me dar prazer”.

– Tânia Graça

Tânia Graça é psicóloga e sexóloga e trabalha as redes socias de forma a promover a libertação da mulher, da vulva e do prazer. É uma verdadeira embaixadora do empoderamento sexual para o empoderamento feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *