Parcerias

GEOTA: Renature Monchique

Estreou o segundo episódio desta temporada da web series documental sobre o projeto Renature Monchique. E és capaz de conhecer pelo menos uma cara que lá aparece: foi neste episódio que o @mocedumcabreste e eu ficámos a saber tudo sobre o impacto ambiental desta intervenção.

No final do ano passado tive direito a uma das melhores lufadas de ar fresco da minha vida. A convite do GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente fui conhecer a Serra de Monchique e o projeto para a sua reflorestação depois do grande incêndio de agosto de 2018, um dos maiores incêndios florestais da Europa.

O projeto Renature Monchique já plantou mais de 92 mil árvores autóctones entre sobreiros, medronheiros, amieiros, freixos, castanheiros e carvalhos-de-monchique (um dia tenho que vos falar destas em especial), sempre em parceria com os proprietários dos terrenos e em regime de mosaico para criar maior resiliência ao fogo.

Ficou claro que sou muito mais útil numa ação de reflorestação do que o Dário – há quem queira plantar árvores e quem preferisse jogar golfe selvagem… Ok, só plantei uma (quem lá trabalha cava 200 por dia!)… Mas mais importante que isso tive o privilégio de conhecer as equipas que planeiam os trabalhos de restauro da paisagem com objetivos de impacto social, ambiental e económicos, as que limpam os terrenos, as que cavam os buracos, as que plantam as árvores e as que gerem e cuidam dos terrenos.

Foi um dia de aprendizagem, diversão, construção de comunidade, passeio e despertar de consciências para novos temas que nos reconectam com a natureza. Estar no terreno, fazer parte da ação, ver resultados concretos, reais e mensuráveis ao vivo, foi um excelente antídoto para a fadiga de ativista que andava a sentir – terei que fazer destas coisas mais vezes.

Esta ação resulta de uma parceria entre o GEOTA e a @ryanair, a Região de Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas @icnf_oficial e o Município de Monchique. Podes ver todos os episódios em www.renaturemonchique.org.

TRANSPARÊNCIA
Projeto remunerado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *