Minimalismo

10 mitos sobre o minimalismo

  1. O Minimalismo é só para quem tem muito tempo e muito dinheiro.

Muita gente acha que o Minimalismo é coisa de gente rica ou com muito tempo livre mas isso não é necessariamente verdade. Este mito foi criado pelas redes sociais onde, ao pesquisar o conceito, se encontram contas de pessoas privilegiadas, sobre arquitetura, design, fotografias e objetos de decoração com curadoria e qualidade, fazendo assim, com que associemos o Minimalismo a dinheiro e a tudo o que parece “bom”. Os Minimalistas são consumidores mais conscientes e, portanto, acabam por comprar menos, tendo a hipótese de comprar produtos com mais qualidade e, por isso, mais caros.

2. Os Minimalistas não gastam dinheiro: ou são pobres ou são sovinas.

Por outro lado, há quem ache que o Minimalismo é coisa de pobre, baralhando pobreza com o conceito de simplicidade voluntária. Vêem, no minimalismo, uma justificação para se ter e gastar menos, ou para conseguir contar tudo o que se possui, associando o conceito ao vazio, à ausência, à falta de qualquer coisa. Minimalismo é respeitar o que se tem e ter somente aquilo a que realmente se dá valor.

3. Os Minimalistas são conformistas, preguiçosos, medíocres e pouco ambiciosos.

É equívoca a ideia de que um Minimalista não se conforma com aquilo que é a norma, não consome, não tem uma casa nem os mesmos hábitos que a maioria das pessoas. Muitos Minimalistas são pessoas ambiciosas e que procuram um estilo de vida que lhes permita seguir os seus objetivos e sonhos. Normalmente alguém que se torna Minimalista quer investir o seu tempo de forma produtiva, disciplinada e organizada. Os Minimalistas focam-se mais em viver experiências e não em tarefas, bens e consumo.

4. Os Minimalistas são reacionários e desresponsabilizam as instituições e os governos.

A maioria dos artigos sobre Minimalismo responsabilizam o consumidor sobre as suas decisões, mas isso não é sinónimo de desresponsabilizar as instituições e o governo. É, sim, acreditar que as massas têm o poder de transformar o mundo. Se mudarmos ligeiramente os nossos hábitos de consumo e a forma como vivemos, teremos mais impacto e chegaremos mais facilmente a estas instituições e governos, fazendo com que se mudem comportamentos, práticas e até leis.

5. É coisa de hippie, ativista, comunista, intelectual do contra.

É verdade que há Minimalistas assim, mas também há os que não o são nem partilham nas redes sociais o seu estilo de vida. Há Minimalistas hippies e hippies Minimalistas, mas também haverá hippies maximalistas. Comunismo e Minimalismo podem ter valores de partilha e solidariedade em comum, mas não são sinónimos. E não é preciso ser Minimalista para se ser ativista.

6. Os minimalistas são vegans, nómadas e não têm televisão.

O que cada Minimalista tem é único. Não existe uma lista de características que devemos ter para nos tornarmos Minimalistas, mas precisa sim, de existir a vontade de manter na nossa vida apenas aquilo que nos acrescenta valor, utilidade e alegria. Não significa que se deixa de comer carne ou ver televisão, apenas que se vai aprimorando a nossa forma de viver até sentirmos que estes requisitos estão a ser cumpridos. 

7. Os Minimalistas são todos jovens, solteiros e não têm filhos.

Também perpetuada pelas redes sociais e por documentários sobre o conceito, é a ideia de que os Minimalistas são solteiros e não têm filhos. Com alguma pesquisa, é possível encontrar famílias que apenas querem simplificar as suas vidas, ter casas mais fáceis de organizar, que os filhos aprendam a desapegar-se das coisas e a não serem consumistas. 

8. Os Minimalistas só vestem preto e branco.

A ideia de que os Minimalistas têm uma guarda-roupa predominantemente monocromático não é totalmente descabida. Ao levar os princípios do Minimalismo ao guarda-roupa, acaba por ser preferível ter um número reduzido de peças para simplificar o processo de escolha, preferindo cores que se vão vestir mais e que ficam bem umas com as outras.

9. É impossível dar um presente a um Minimalista.

Perguntem aos Minimalistas o que gostavam de receber e de certeza que terão boas experiências de oferta. Dar um presente bem dado a um Minimalista é mágico. A maioria dos Minimalistas prefere receber experiências a objetos de que não precisam. Nunca falha oferecer um jantar, uma ida a espetáculos ou visitas a museus. Qualquer experiência que possa ser partilhada com quem oferece é uma ótima ideia!

10. Todos os Minimalistas tiveram uma depressão e agora são felizes.

É recorrente ler-se a história de alguém que passou pela depressão e, no processo de recuperação, descobriu o Minimalismo. Apesar desta ser a história de vários Minimalistas bloggers/influencers em Portugal, não precisa de ser a vossa história.

Para se ser Minimalista basta conhecer bem os nossos valores individuais e viver de acordo com eles. Escolhendo impor limites à nossa vida para que só inclua o que nos traz verdadeira utilidade e alegria, retirando tudo o que é inútil, supérfluo ou redundante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *