Minimalismo

Guia para um estilo de vida minimalista

Vivemos num mundo movido pelo consumismo. Recebemos estímulos constantes para adquirir mais e vemos a abundância como um sinal de prosperidade e felicidade. Como podemos caminhar para um estilo de vida minimalista?

RECONHECE O SISTEMA

O sistema económico “TAKE, MAKE, WASTE” ou “estilo de vida descartável” foi essencial para o desenvolvimento social por ter democratizado os bens de consumo mas, atualmente, estes são muito mais um problema do que uma solução, devido à sobreexploração de recursos, incluindo pessoas, e ao desperdício. Enquanto consumidores, vivemos inseridos num sistema desenhado para nos fazer negligenciar os nossos valores, sendo que a nossa perceção de valor é influenciada por marketing, publicidade, moda e tradições.

COMO RESISTIR?

Mede e avalia: cria um quadro com os teus valores morais e éticos, faz exercícios de avaliação de consumo offline e experimenta calculadoras de pegadas hídricas, ecológicas e de escravatura online.

Faz um orçamento familiar: sabe onde gastas dinheiro, estabelece limites saudáveis, vê cada compra como um investimento e trabalha a poupança.

Torna-te minimalista: começa por possuir menos, consumir menos, gastar menos dinheiro, tempo e energia em consumo; passa a investir mais em atividades sociais, culturais ou lúdicas e a passar mais tempo na natureza.

TREINA A PERCEÇÃO DE VALOR

Não te esqueças de que o produto mais sustentável é aquele que já possuis.

Essa é a chave para economizar recursos naturais (água, energia, materiais), minimizar o impacto social negativo e poupar recursos pessoais (dinheiro, tempo, espaço, saúde). Praticar a autossuficiência e a inter-suficiência promove comportamentos ecológicos – fazer as coisas sozinho e/ou com a ajuda da tua comunidade (gerar energia, cultivar uma horta, fazer compostagem, etc.) ajuda a valorizar o tempo, os recursos e o trabalho.

CRIA UM NOVO ESTILO DE VIDA

Vive em campanha pelo consumo ético e intencional, rumo a uma sociedade mais equitativa em que todos consomem proporcionalmente às suas necessidades e não ao seu poder de compra. Deixa de medir o valor pela produtividade ou pelo lucro, e passa a medi-lo pelo impacto. Sê pela liberdade de ser quando se vive na ditadura do ter e do fazer.

POR ONDE COMEÇAR?

Vai devagar e escolhe as tuas batalhas.

Reflete e questiona “qual é a mudança mais impactante que posso fazer com o mínimo de esforço?” para encontrar a melhor maneira de começar (deixo-te uma pista: provavelmente é reduzir o consumo de carne). Encara o “zero” como um arquétipo, não uma obrigação. Normaliza o “quase” – “quase vegan“, “quase zero waste“, “quase plastic free“…

LEMBRA-TE:

O planeta precisa de milhões de ambientalistas imperfeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *