Educar para a Sustentabilidade,  Mamãs Sustentáveis,  Parentalidade,  Puericooltura podcast

Maternidade e igualdade com Joana Lobo

Joana Guerra Tadeu esteve à conversa com Joana Lobo, fundadora da plataforma para a parentalidade revolucionária, Alcateia Family, que quer dar ferramentas para todas as famílias que procuram construir um mundo melhor para as suas crianças, com as suas crianças. Com o objetivo de educar para a igualdade, Joana Lobo lembra-nos que tudo começa no diagnóstico das relações a que as nossas crianças assistem e na criação de uma relação saudável e respeitosa com elas.

A convidada conta-nos as diferenças entres as duas gravidezes – a que resultou no Artur e a que resultou no Álvaro – e explica-nos por que é que o maior desafio de ter mais que um filho é nutrir a relação entre irmãos. Dá-nos também uma nova perspectiva para equacionar ter mais que um filho: cuidar dos nossos velhinhos e pensar em como os nossos filhos vão cuidar dos velhinhos deles.

As duas Joanas falam de casamento, relações, heteronormatividade e liberdade, de parentalidade e carreira, da diferença entre obediência e cooperação, dos avanços que foram feitos ao nível do feminismo para as meninas, que aplaudimos quando fazem “coisas de meninos”, e do que falta fazer para os meninos, que ainda não libertámos dos papéis de género.

“Para educar para a igualdade temos que praticar parentalidade positiva – uma relação saudável e com base no respeito mútuo entre pais e filhos e com foco na dignidade da criança – e fomentar a criatividade, o espírito crítico e o pensamento divergente.”

Joana Lobo

Ouve na tua app favorita:

Apoia o Puericooltura subscrevendo o Patreon ou fazendo um donativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *