Parcerias

De escovas de dentes a pranchas de surf

Quando a Jordan me apresentou a iniciativa Recycle to Surf, que recolhe escovas de dentes de plástico de qualquer marca para serem transformadas em pranchas de surf para doar à Associação Portuguesa de Surf Adaptado, a minha primeira reação foi de espanto por descobrir (sim, descobrir!) que pessoas com deficiência fazem surf, quando eu, que me farto de tentar, tenho muitas vezes dificuldade em divertir-me.

Esta confissão pretende fazer quem me lê pensar nos preconceitos que, como eu, ainda tem contra pessoas com deficiência: ter deficiência não é sinónimo de ser incapacitado.

Tenho estado, ativamente, num esforço de desconstrução do meu capacitismo, que é como quem diz que estou a treinar-me para me tornar à prova do preconceito social conta pessoas com deficiência e, assim, espero, deixar de as discriminar. É um processo desafiante já que, em sociedades capacitistas como a nossa, a ausência de deficiência é considerada normal e a deficiência é vista como algo a ser tratado, curado, corrigido. Quão injusto é viver numa sociedade que nos percepciona como “avariados”?

Temos, todas e todos, a responsabilidade urgente de acabar com comportamentos discriminatórios e de melhorar a relação da humanidade com o planeta e os seus recursos finitos. A Jordan, uma marca escandinava de saúde oral fundada em 1927, compreende e abraça esta missão de sustentabilidade desde 2019, altura em que lançou a gama de produtos de higiene oral Green Clean (aqui explicam tudo sobre os materiais utilizados nos produtos e nas embalagens), feita em exclusivo com materiais reciclados. Eleva, agora, o seu contributo para circularidade dos materiais com esta inciativa que recolhe um dos produtos mais comuns do nosso quotidiano que não é reciclado pelos processos normais (não podemos colocar escovas de dentes no ecoponto amarelo).

Costumo usar escovas de dentes de bambu mas essa nem sempre é a melhor opção, visto que podem desenvolver bolor no cabo se se mantiverem molhadas por muito tempo, seja em casas muito húmidas, seja em viagem, altura em que passam mais tempo nas suas caixas de transporte sem conseguirem secar completamente. Este ano, a Jordan vai acampar com a nossa família.

Em resumo

  • Proponho a gama Green Clean da Jordan, com pasta de dentes vegan, em embalagem com 50% do plástico reciclado e 98% dos ingredientes de origem natural e, o meu produto favorito, as escovas de dentes de cabo 100% reciclado, ambas disponíveis em supermercados, hipermercados e mercearias (eleita Produto do Ano).
  • A Jordan está a fazer recolha de escovas de dentes de plástico de qualquer marca em contentores localizados nas lojas Go Natural e outros pontos selecionados (em 12 distritos de Portugal Continental, consulte aqui o pontos de recolha) para as reciclar, coisa que normalmente não é possível fazer;
  • O objetivo mínimo desta inciativa de promoção de circularidade é recolher 15 quilos de plástico para transformar em pranchas de surf adaptado;
  • As pranchas produzidas serão doadas à Associação Portuguesa de Surf Adaptado.

TRANSPARÊNCIA
Artigo remunerado e oferta de produto pela jordan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *