Crónicas,  Notícias Magazine,  Sustentabilidade

A realidade por detrás das lavagens de louça longas

Programas “ECO” nas máquinas de lavar: Tanto tempo! Quanta poupança?
Frederica Alves, pergunta recebida por email

Não faltam factos contraintuitivos na sustentabilidade: as inundações podem ser causadas por períodos de seca severa e prolongada, o plástico pode ser o melhor material para produzir alguns produtos, as pradarias marinhas capturam mais carbono da atmosfera do que as florestas terrestres, acesso a mais informação nem sempre faz as pessoas preocuparem-se mais com o futuro do Planeta.

As lavagens em modo “ECO” nas máquinas de lavar roupa e louça demoram imeeeeenso tempo – duas a quatro horas – o que faz soar os alarmes da intuição: “isto está ligado há tanto tempo, como pode estar a poupar recursos?”.

Temos três recursos em utilização nas lavagens à máquina: tempo, água e eletricidade. A variável que tem mais impacto ambiental e nos custa mais dinheiro é eletricidade, e 90% é usada para aquecer a água (e não a fazer girar o tambor durante a lavagem e centrifugação).

Nos programas “ECO”, a água é usada a uma temperatura mais baixa, usando menos eletricidade para a aquecer, mas precisando de mais tempo para obter os mesmos resultados de limpeza que obteria a uma temperatura mais alta. Basicamente, a louça ou a roupa ficam “de molho” para que o detergente atue mais tempo. Estes programas também utilizam menos água. No entanto, não existe uma definição padrão do modo “ECO” ou a poupança que deve gerar, sendo diferente, dependendo da marca, do modelo e do equipamento.

Para pouparmos água e energia nas lavagens, além de utilizar os modos “ECO” devemos utilizar as máquinas na carga máxima. Ao comprar eletrodomésticos devemos observar a etiqueta energética, que apresenta uma escala de “A” a “G”, sendo o aparelho mais eficiente o que tem a classificação “A”. A escolha de aparelhos mais eficientes permite uma poupança de pelo menos 20% no consumo de energia no caso das máquinas de lavar e de 40% no caso dos frigoríficos. Em média, a escolha feita com base nestas etiquetas permite a, cada família europeia, fazer uma poupança de 285 euros por ano.

Última nota: opte por um detergente que não seja nocivo para os organismos aquáticos com efeitos duradouros – esta informação vem escrita nas embalagens e é reforçada por sinalética com uma árvore e um peixe mortos. Que as próximas lavagens sejam mais limpas!


Artigo publicado originalmente no “Consultório de Sustentabilidade”, da Revista Notícias Magazine >

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *