Chá das Cinco,  Primeira Chávena

Cátia Curica, @catiacurica

T Ó N I C O :: Aprendi, no Chá das Cinco, ontem com a @catiacurica e hoje com a @fecanna, que podemos usar chás e infusões como tónicos! Ou até kombucha! Desta feita testei uma infusão de salvia com vinagre e adorei o efeito na pele, pois reteve a hidratação mais tempo e ajuda a tratar as borbulhas hormonais que tenho de momento 👌

Já experimentaram este tipo de tónicos? Quais os vossos favoritos?

H I G I E N E :: Esta quarentena tem sido, para muita gente, uma ótima experiência sobre auto-suficiência e resiliência. Muitos estamos a aprender a fazer os nossos próprios perecíveis, como pão ou bolachas, outros estão a fazer caldos caseiros pela primeira vez, outros a testar receitas de produtos de higiene e cosmética. No Chá das Cinco de ontem, com a @catiacurica, fundadora da @organii_bio e da @unii_organic, fizemos uma receita de desodorizante e outra de pasta de dentes, ambas à base de bicarbonato de sódio 🧂

DESODORIZANTE 💪 Juntem os seguintes ingredientes, primeiro os secos e depois os húmidos:
• 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio • 2 colheres de sopa de farinha de araruta ou amido de milho (ou farinha Maizena)
• 2 colheres de sopa de óleo de côco (líquido, aqueçam o frasco todo em banho-maria sem deixar ferver e voltem a guardar o que sobrar)
• 10 gotas de óleo essencial de árvores do chá (opcional, tem propriedades ótimas para a higiene das axilas)
• 10 gotas de óleo essencial de alfazema (opcional, escolham o aroma que mais gostarem)
A troca para um desodorizante natural é, na minha opinião, das mais difíceis de fazer, pois passamos anos a dizer ao nosso corpo para não transpirar (o que não me parece nada saudável). O bicarbonato não resulta para toda a gente nem para todos os tipos de pele. Façam quantidades pequenas e vejam como reage a pele. Se sempre usaram desodorizantes com alumínio a transpiração só vai normalizar 3 a 6 semanas depois da troca. A @catiacurica aconselha fazermos uma máscara detox nas axilas!

PASTA DE DENTES 🦷 Juntem os seguintes ingredientes, primeiro os secos e depois os húmidos (dá para uma semana):
• 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
• 1 colher de chá de sal fino
• 2 colheres de sopa de óleo de côco
• 2 gotas de óleo essencial de árvore do chá (opcional, tem muitas propriedades relevantes para a higiene dentária)
• 4 gotas de óleo essencial de eucalipto (opcional, escolham o sabor que mais gostarem, sendo que eucalipto e hortelã-pimentão dão aquela sensação de hálito fresco e que sabores como laranja-doce ou limão são mais apreciados por crianças)

Experimentaram? O que acharam? 👇

Cátia Curica

– Cátia Curica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *