Chá das Cinco,  Segunda Chávena

Joana Lobo, @alcateia.family

Um projeto para a parentalidade revolucionária e eu senti, imediatamente, que me devia juntar com os lobinhos cá em casa. Oiçam o que este mulherão tem para dizer sobre respeito pelas crianças e empatia pelas/os outras/os. A nossa conversa começou pela apropriação cultural no carnaval, passou pelo explicar da morte às crianças e acabou nos sentimentos de culpa associados à maternidade.

Tem que haver bom senso, eu acho que não existem respostas certas ou erradas. Apropriação cultural é quando uma cultura se apropria de características, atitudes ou comportamentos, enfim, tudo o que seja relacionado com uma outra cultura, sem a permissão dessa outra cultura. E é apropriação cultural sempre que essa outra cultura se sente ofendida, reduzida, explorada.

– Joana Lobo

Joana Lobo é a criadora da página e blog Alcateia, que pretende ser uma plataforma para todas as famílias que procuram construir um mundo melhor para as suas crianças, com as suas crianças. Joana acredita que a parentalidade é um verdadeiro ato revolucionário e a Alcateia existe para inspirar e ajudar as famílias através de partilhas, reflexões e ferramentas que as ajudam a promover uma educação livre, empática e respeitosa às crianças, à luz dos direitos humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *