Chá das Cinco,  Segunda Chávena

Ayala Botto, @ayalabotto

Zoos e animais sob cuidado de humanos – afinal isto é uma coisa boa ou má? Analisámos o tema do ponto de vista da educação ambiental, da conservação da biodiversidade e da investigação biológica. Para mim, o mais espetacular, foi perceber que “felicidade” é uma emoção humana que não faz sentido procurar nos animais, que o sorriso com dentes no chimpanzé não quer dizer “contente” mas sim “zangado”, e que o que interessa avaliar é o bem-estar dos animais.

Os tigres gostam de estar sozinhos, de caminhar e marcar território, por isso, os tratadores aplicam perfumes, ervas aromáticas e excrementos de outros animais nas instalações para incentivar o comportamento natural dos grandes gatos. Os suricatas operam em grupo e cada um tem uma função a cumprir e, se a falhar, é expulso, por isso, quando um precisa de cuidados veterinários vão todos ao médico juntos.

Pela cara que tenho a conversa inteira acho que se percebe que sou pro-zoos como o de Lisboa e que acredito nos seus contributos para o movimento ambientalista.

O Jardim Zoológico não retira animais da natureza. Os animais que estão no Zoo de Lisboa são animais que nasceram lá ou que vieram de outros Zoos que fazem parte de uma grande associação europeia, a Associação Europeia de Zoos e Aquários, que faz trocas entre Jardins Zoológicos.

– Ayala Botto

Ayala Botto é biólogo de profissão, trabalha no Jardim Zoológico de Lisboa e dedica o seu tempo online a consciencializar para os temas da sustentabilidade, com grande foco na defesa da biodiversidade. Ensina-te a identificar espécies vegetais e animais e a adotares comportamentos conscientes e responsáveis para contribuires para a sua sobrevivência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *