Chá das Cinco,  Segunda Chávena

Ana Salcedo, @zerowastelab.pt

Complementaridade, a Ana Salcedo diz que é a palavra de ordem em 2021 e parece-me que está a pensar bem: para obtermos mais resultados, seja qual for a causa, temos que ser honestas/os sobre as nossas capacidade e limitações, colocar os nossos privilégios ao serviço dos outros e contar com quem sabe fazer melhor seja o que for para acrescentar valor a uma luta que é de todos.

A Ana apresentou-nos o @zerowastelab.pt – uma associação ambiental que aborda o tema do lixo zero em todas as suas vertentes, ao longo de toda a cadeia de valor e numa lógica de experimentação e comunidade.

O mais recente projeto é o @plasticreplay e tenciona reciclar brinquedos, repensar o brinquedo – mais brincadeira e menos brinquedos, por favor – e despertar consciências para a lógica do desperdício de materiais e do consumo consciente. Podes ajudar desmontando e entregando brinquedos (sabe mais em plasticreplay.pt), voluntariar o teu tempo ao projeto, ajudar noutro projeto participando no mapeamento de infra-estruturas lixo zero do teu bairro, ser sócio da associação e partilhar, partilhar, partilhar.

[Na Zero Waste Lab] vemos o lixo zero como um trajeto. Não acho que seja uma utopia porque a Natureza, na sua grande inteligência, consegue fazê-lo e nós estamos em processo para lá chegar. Por isso [o lixo zero] é uma orientação.

– Ana Salcedo

O Zero Waste Lab é uma Associação sem fins lucrativos, nascida em 2017, da vontade de criar um Hub e um Laboratório que colaborem, de forma a mobilizar a sociedade para uma mudança de comportamento na criação e gestão de resíduos, envolvendo ativamente pessoas na pesquisa e teste de novas formas de intervir sobre resíduos, acessíveis a todos. Acreditam que, com compromisso e criatividade, cada um de nós pode fazer a diferença na transição para um futuro sem lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *