Ativismo,  Ecofeminismo,  Empreender,  Sustentabilidade

#TodasMerecemos

O projeto #TodasMerecemos, que integra a Associação e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Corações Com Coroa (CCC), surge por iniciativa de Isabel Abreu (atriz), Joana Seixas (atriz e ativista) e Joana Guerra Tadeu (ativista).

Visa defender e promover a vivência baseada em direitos e sustentabilidade da vida menstrual, incluindo o direito à saúde, à educação, à igualdade no trabalho e à participação nos esforços de desenvolvimento sustentável e surge com a procura de solução efetiva, duradoura, económica e ambientalmente sustentável, que contribua para que a menstruação deixe de ser uma desvantagem para quem a tem, começando para quem vive em situação de risco ou em exclusão social.

Para facilitar o acesso a produtos de higiene menstrual saudáveis, duradouros e ecológicos para pessoas em situações vulneráveis e tornar as despesas com estes produtos dedutíveis em IRS. E incluir no currículo escolar obrigatório conteúdos relativos à menstruação enquanto questões de género, desenvolvimento bio-psico-social e direitos humanos, e preparar docentes para a abordagem à menstruação em contexto de sala de aula.

Procura apoiar o desenvolvimento de iniciativas específicas de informação e educação por agentes culturais, transversais a todos os públicos mediante a criação de Banco de Bens Menstruais e oferta de cabazes de higiene adaptados às necessidades de mulheres identificadas por instituições e organizações por estarem em situação de exclusão social, com produtos saudáveis, de qualidade, e duradouros, através da parceria com marcas e lojas que produzem e vendem estes produtos.

Dedica-se à criação e dinamização de ações de formação sobre menstruação e higiene menstrual, igualdade de género e desenvolvimento sustentável em escolas (para docentes e auxiliares de educação, estudantes de todas as idades e famílias), prisões, centros de acolhimento, lares e abrigos, junto das forças de segurança , jornalistas, agentes de marketing e comunicação, e para o público em geral.

Levanta informação quantitativa e qualitativa sobre o impacto que a menstruação tem na saúde, educação e inclusão das pessoas através de inquéritos e entrevistas sobre as dificuldades, necessidades e ferramentas de cada pessoa ajudada no âmbito da campanha de solidariedade e através da agregação de informação recolhida por parceiros.

Alerta a sociedade civil com uma carta aberta ao poder legislativo e executivo, assinada por mais de cinco mil pessoas em 24 horas, e agregando a informação recolhida no eixo de investigação e nos relatórios de impacto das ações de solidariedade e formação para pressionar o Parlamento a garantir a sua distribuição gratuita, começando pelas pessoas em situação vulnerável.

A nível económico propõe avanços no que concerne ao orçamento familiar da mulher e da família o que leva à poupança nos serviços públicos de saúde pelas melhorias ao nível da higiene menstrual.

Prevê, ainda, a redução de resíduos e a poupança de recursos na produção de produtos menstruais e contribui para a visibilidade das questões ligadas à menstruação através de instrumentos culturais, para a mudança da consciência colectiva e dos comportamentos em torno da menstruação, da igualdade de género e do desenvolvimento sustentável.

Vê mais em todasmerecemos.org >

Fundadoras

Isabel Abreu – Storyteller

Fez o curso de formação de actores da Escola Superior de Teatro e Cinema entre 95 e 98, trabalhando, desde então, como actriz em cinema, televisão e, sobretudo, teatro. Os últimos anos em digressão pelo mundo tornaram-na cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade e de como é urgente agir.

Joana Seixas – Project Manager

Actriz profissional desde 1997, é também fundadora da Casa Verdes Anos – escola com raiz ecologista criada em Monsanto (2004) – e embaixadora da WWF desde 2009. Nos últimos 15 anos tem estado envolvida em diversas acções ambientalistas nas mais diversas áreas ligadas à sustentabilidade (zerowaste, reflorestação, etc).

Joana Guerra Tadeu – Impact Strategist

Formada em Ciências da Comunicação e ativista pela justiça social e climática, é criadora de conteúdos na área da ecologia e do impacto social e consultora de estratégia para projetos com objetivos de desenvolvimento sustentável desde 2015, tendo um variado percurso profissional em banca, inovação e jornalismo.

Um projeto acolhido pela Associação Corações com Coroa

A Associação Corações Com Coroa (CCC) é uma Associação sem fins lucrativos fundada em 2012 e que tem desde 2013 o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). Nasce do compromisso da sua fundadora, Catarina Furtado e a partir da vontade de muitas outras pessoas com disponibilidade e entrega para promover uma cultura de solidariedade, igualdade de género e inclusão socioafetiva de pessoas em situações de vulnerabilidade, risco ou pobreza e que quer crescer na defesa dos Direitos Humanos, em especial através de projetos dedicados ao empoderamento de raparigas e mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *