Media

Sábado | Sabe conservar os alimentos?

O que é isto?”, pergunta o pai dos meus filhos apontando para uma tigela com água na bancada da cozinha, com o caule de um aipo suspenso por pauzinhos chineses. “Estou a ver se volta a crescer. Vi na Internet”, explico. Dias depois, deteto duas folhas a brotar do centro do caule. Mas clamei vitória cedo demais: ao fim de cinco dias, o caule apodreceu, atraindo mosquitos. Deveria ter mudado a água? Não sei. Mas a primeira tentativa de reduzir o desperdício de alimentos e, com isso, diminuir o impacto da inflação no orçamento familiar, falhou.

No ano passado, cada português deitou fora 184 kg de alimentos. Muito mais do que a média europeia: 127 kg. Nos Estados Unidos, o desperdício atinge em média 134 kg por habitante, o que nas famílias que mais desperdiçam equivale a cerca de 1.089 euros por ano, quase 100 euros por mês. Mais do que o apoio de combate à inflação de 30 euros fornecido pelo Governo às famílias mais vulneráveis.

Desperdício zero

Para reduzir o desperdício alimentar é necessário planear as refeições antes de ir ao supermercado para não comprar em exagero, saber como preservar os alimentos e aproveitar as sobras das refeições. Já aderi ao último ponto. Até os pedaços de pão deixados pelas minhas crianças são transformados em migas. Mas na semana passada exagerei: acumulei tanto pão que fiz duas grandes caixas de migas. Resultado: no início desta semana estavam azedas.

Joana Tadeu, ativista ambiental, tem uma solução. “Congelo o pão duro e vou descongelando para fazer migas”, diz à SÁBADO. A ambientalista procurou eliminar o desperdício alimentar até zero. “Estudei muito e experimentei várias formas para melhor preservar os alimentos para ver o que resultava”, garante. Uma das primeiras coisas que fez foi procurar o manual de instruções do seu frigorífico na internet. “Há regras que são iguais para todos os frigoríficos: a gaveta dos vegetais é a mais baixa. Mas depois há eletrodomésticos que diferem na temperatura em algumas prateleiras”, explica.

Artigo completo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *