Crónicas,  Notícias Magazine,  Sustentabilidade

Wishcycling e outros mitos da reciclagem

Épreciso lavar as embalagens antes de as pôr no ecoponto? Não pagamos uma taxa para que alguém faça a separação? Se não tiver acesso a um oleão o que faço ao óleo? Posso pôr coisas que não são embalagens no ecoponto?
Ana João e Cátia Teixeira, pergunta recebida por email

Depois de “eles juntam tudo no camião ” – mentira, há camiões com dois compartimentos que permitem recolher dois fluxos de resíduos aos mesmo tempo para poupar tempo, combustível e emissões – a insistência em lavar embalagens que vão ser lavadas assim que chegam à estação de tratamento de resíduos é a que me faz revirar mais os olhos. Além da lavagem ser desnecessária, Portugal está seriamente vulnerável à escassez de água, por isso, gastá-la a lavar lixo é pouco ético e pouco inteligente para a carteira.

Quanto à taxa de resíduos, que pagamos através da conta da água, serve para o município onde vivemos gerir o lixo indiferenciado; quem paga a gestão dos resíduos separados para reciclagem são as empresas que produzem as embalagens. Quanto mais e melhor separarmos os resíduos, menos lixo indiferenciado há para o município gerir, mais baixas serão as taxas que pagamos diretamente do nosso bolso. Além disso, o lixo indiferenciado não passa por triagem manual – pode passar por um tratamento mecânico-biológico que recupera alguns metais e separa alguns recursos orgânicos para compostagem, mas a maioria dos recursos lá enfiados acabam em aterro ou incinerador. Ler mais >

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *